O “Portal da Agricultura Familiar” é uma plataforma digital criada pelo Governo de Minas Gerais para possibilitar o cruzamento de informações sobre as ofertas dos produtos da agricultura familiar e as demandas das redes de escolas e hospitais públicos, entidades assistenciais, entre outras, com o intuito de promover cada vez mais o acesso do segmento aos mercados institucionais.

O projeto é fruto da parceria das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA) e de Educação (SEE) com a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A plataforma digital é uma das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica assinado em 2016 entre os órgãos públicos, com o objetivo de potencializar as compras da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e da Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAAFamiliar).

Essas políticas públicas estabelecem que, no mínimo, 30% dos alimentos adquiridos pelos órgãos públicos sejam oriundos da agricultura familiar.

As informações contidas nesta plataforma aproximarão os agricultores dos compradores, gerando mais agilidade e facilidade, garantindo a aquisição de alimentos frescos, produzidos no próprio território e promovendo a segurança alimentar e nutricional das mineiras e dos mineiros.

Com esta iniciativa, o Governo de Minas Gerais reforça seu compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pauta internacional que buscar promover uma melhor qualidade de vida à população.